quarta-feira, 3 de maio de 2017

MOVA-SE!

Viver é um ato de coragem. Viver bem ou mal está em nossas mãos. 
Aprenda que experiências ruins todos têm, mas tenha dignidade de pensar nelas como aprendizado.
Mova-se.
Tome seus bons pensamentos para você. Coloque seus planos em ação. Realize tarefas diárias que o ajudem na sua harmonização física e mental.
Medite.
Tire uns minutos de seu dia para ativar as suas forças internas. Faça uma oração. Respire fundo e pense que tudo passa. Dê um basta no sedentarismo. Ele impacta negativamente na sua saúde e na sua produtividade. Pessoas fisicamente ativas vivem mais e tem mais disposição.
O médico americano, pioneiro da medicina preventiva e criador do Teste de Cooper, KENNETH COOPER, afirmava que “o corpo humano, da mesma forma que necessita de nutrientes, sono e repouso, necessita também de exercícios físicos. O excesso ou a carência destas necessidades faz com que todo o organismo se desequilibre, e onde há falta de equilíbrio há também falta de bem estar pessoal”.
Sem dúvida, um dos maiores males da sociedade moderna é o sedentarismo.
O ritmo de vida das pessoas foi alterado pelas inovações tecnológicas do século XX, que praticamente eliminaram do cotidiano das mesmas, o exercício físico realizado de forma natural, comoandar a pé, subir escadas, andar de bicicleta.
Algumas pessoas não acham tempo para cuidar do corpo. Muitos resolvem praticar alguma atividade física e logo desistem ao menor sinal de desconforto físico.
O empenho para realizar exercícios físicos não deve parar se algum desconforto ou dores iniciais aparecerem. Deve-se insistir, praticar de forma mais leve, mas persistir até tonificar a musculatura. O movimento é típico da vida, assim como a paralização é típica da morte. A falta de movimento nos faz doentes e dependentes física e emocionalmente de outras pessoas.
Se você é um sedentário, faça tudo para realizar uma atividade física, faça tudo para respirar melhor. Procure realizar uma atividade que o leve naturalmente a uma respiração mais efetiva. A prática faz a respiração ser mais forte e profunda. A atividade escolhida não deve causar uma respiração esbaforida ou afoita: natação, caminhada, corrida leve,
ciclismo, são atividades ideais, pois permitem que a pessoa exercite o seu corpo e melhore a sua saúde.
Além destas atividades, algumas práticas milenares, difundidas no mundo inteiro, são bastante benéficas para o bem estar físico e mental do indivíduo, tais como o Tai Chi Chuan.
“A prática do Tai Chi Chuan elimina o estresse, aumenta a concentração, melhora a respiração, ativa a circulação  sanguínea, evita problemas posturais e trabalha os músculos.
Segundo estudos recentes realizados por médicos americanos, de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é a mais suave e a mais fácil de ser aprendido. Seu poder de rejuvenescimento, tanto físico como mental, tem sido
comprovado, pois abaixa a pressão sanguínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico”.
(fonte: PORTAL SENTIR BEM).

PÉROLAS
“Quando uma pessoa resgata no próprio corpo o poder dado por Deus e tirado pela sociedade, fica espiritualmente forte. E quando alguém fica forte espiritualmente, não engole mais o autoritarismo arrogante que o cerca”.

“Descobri que o corpo não pode ser visto como outra coisa senão como um meio para se chegar a uma sabedoria maior.”
NUNO COBRA, preparador físico.